Coordenador : Jessica Quintanilha Kubrusly
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 393648.2206.156256.07112023
Departamento/Setor: GET
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Usuários das bibliotecas da UFF, sendo eles: alunos de graduação, de pós graduação, professores ou técnicos administrativos da UFF. Os números foram baseados nos usuários cadastrados no sistema da biblioteca. Na categoria outros foram considerados: professores substitutos (31), residentes (55) e alunos do CEDERJ (21).
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense
Objetivo
O objetivo geral deste projeto é implementar um sistema de recomendação de livros no Sistema de Busca da Biblioteca, tanto no Catálogo On-line Pergamum-UFF quanto na área restrita do usuário. Podemos citar alguns objetivos específicos: (i) oferecer a oportunidade para um aluno trabalhar na implementação de um sistema de recomendação desde o início (ii) criar um sistema de recomendação no site da biblioteca que futuramente pode ser usado para testes outros sistemas de recomendação que serão desenvolvidos pelos pesquisadores da UFF (iii) criar um ambiente incentivador para mais desenvolvimento em pesquisa na área de sistemas de recomendação.
Resumo
O projeto propõe a implementação de um sistema de recomendação de livros no sistema de consultas da biblioteca, tanto no Catálogo On-line quanto na área restrita de cada usuário. A metodologia usada para as recomendações será a Filtragem Colaborativa. Após o sistema de recomendação implementado espera-se que os usuários que entrem no sistema de consultas da biblioteca usufrua dos seguintes benefícios: - Ao selecionar um item (livro) no Catálogo On-line Pergamum-UFF ele receba indicações de outros itens (livros), identificados como de interesse dos usuários que também selecionaram o item em questão. - Ao entras na área restrita do usuário , Meu Pergamum , seja fornecida uma lista de itens (livros) recomendados para o usuário em questão, baseado no seu histórico de empréstimos.